Cartoons

Dos cartoons creio não existir duvida que ninguém afirma que não gosta de nenhum.
Todos os dias vários nos são apresentados nos mais diversos meios de comunicação, desde os jornais, até á televisão.
De todos, os que diariamente são publicados em jornais e revistas têm a vantagem de chegar mais rapidamente ao leitor, porque geralmente referem-se a factos actuais que o mesmo reconhece e compreende.
Não é facíl atingir notariedade no mundo do cortoonismo. É precisa muita coragem, força de vontade e imaginação. Muitas das vezes o talento gráfico do desenhador nem é muito elevado, mas a mensagem é de tal maneira forte que suprime todas as imprefeições artisticas.
Convém nunca esquecer que um cartoon é geralmente uma apresentação de uma ideia ou opinião do artista e por isso existe uma relação muito pessoal entre ambos. Desde ideias politicas a todo o tipo de criticas, todo e qualquer tema pode ser abordado por um cartoonista, não existindo limites para além daqueles definidos pelo próprio.
A relação entre o cartoon e o humor é muito estreita. Geralmente a intenção de quem desenha é animar o leitor, tentando dar um cariz mais alegre a temas muitas vezes dramáticos.
É obvio que existem casos de quem se ofenda com determinados cartoons (o exemplo mostra isso mesmo), mas na maioria dos casos a aceitação dos mesmos é geral desde que sejam engraçados e interessantes.
Longo futuro é o que desejo a cortoons e cartoonistas, especialmento ao "Barba e cabelo" do jornal a bola e ao seu autor, o muitigalardoado Luis Afonso:
Bem hajam...