O sketch
Um sketch é como uma anedota. Não existem antecedentes, nem existe futuro para a historia que se conta ou representa. Cá em Portugal a comédia de sketches hoje em dia está bastante representada, não só pelos Gato Fedorento, mas também pelos Malucos do Riso. Como o enredo não é longo, o forte da comédia de sketch são as ideias, e as melhores ideias saem geralmente da mente de grandes génios da comédia. Para realmente um sketch resultar é preciso que a ideia do escritor seja compreendida e representada por um ou mais actores. A qualidade desses actores é fulcral no resultado final. Passemos a alguns exemplos:
Dos melhores e mais famosos sketches de comédia alguma vez realizado, este surge sempre no Top 10. Criado pelas distorcidas mentes dos Monty Python surge este genial "Minestry of Silly Walks".
Neste caso a principal fonte de humor surge da representação e da ideia em si, e não tanto do texto, no exemplo que se segue, dos mesmos autores, é obviamente os geniais dialogos que resultam naquele que é considerado o melhor sketch de sempre dos Monty Python, vejamos:
E para finalizar a primeira parte deste tema deixo-vos aqui mais uma pequena preciosidade destes meninos, que prova que não é preciso textos muito elaborados, uma grande capacidade de representar ou uma grande produção. Apenas uma boa ideia, alguma criatividade e muita coragem em levar essa ideia até ao fim.