Ok... Não dentro do tema, mas muito engraçado.
O que aqui vos apresento é um videoclip de uma banda pouco conhecida. Eu próprio não sei bem quem são. Sei que se intitulam de "OK Go's", e este tema chama-se "Here it goes again.". Apesar do tema deste blog não ser própriamente a musica/videoclips, achei por bem vos mostrar este exemplo de algo que não foi feito para comedia mas que eu não acredito que haja alguém que veja este videoclip sem soltar no minimo um sorriso (e esse é o objectivo maior de quem faz humor). Quero frizar novamente a originalidade desta obra-de-arte, provando-se novamente que não é preciso uma grande produção, orçamento ou outros recursos para que uma ideia resulte. Só é necessario uma grande dose de genialidade e coragem de levar as coisas para a frente. Enjoy!!
Stand-up Comedy !!
De todas as formas de comédia, o stand-up comedy é a minha favorita. A razão para tal escolha reside no facto que em stand-up, quem nós vimos a trabalhar é normalmente o proprio escritor das piadas, logo, existe a possibilidade de se aplaudir ou vaiar o escritor e não um inocente actor que apenas faz aquilo para sobreviver. No stand-up, o que se diz, é normalmente o que se sente, porque o stand-up não é contar anedotas, nem fazer caretas. É falar, falar das experiencias de vida, dos vizinhos, dos politicos, em suma, de tudo o que nos rodeia, e que obviamente nos afecta. Em todo o mundo existem milhares ou milhões de comediantes que fazem do stand-up o seu modo de vida. O estilo varia de comediante para comediante. Há quem prefira os ordinários (Robin Williams), outros preferem os subtis (Zack Galifianakis), ou os paranoicos (Jeremy Hotz), temos os revoltados (George Carlin), os rezignados (Dane Cook), os que falam do dia-a-dia (Jerry Seinfeld), os que gozam com tudo(Carlos Mencia), os politicos (Lewis Black), e até os que fazem canções no logar das piadas (Stephen Lynch). No futuro quero me debroçar sobre todos estes e muitos outros mas hoje só desejava fazer uma leve apresentação do que é Stand-up Comedy e por isso apenas vos deixo com dois pequenos clips. Ambos de comediantes referidos acima. Tentem adivinhar quem são...
O sketch
Um sketch é como uma anedota. Não existem antecedentes, nem existe futuro para a historia que se conta ou representa. Cá em Portugal a comédia de sketches hoje em dia está bastante representada, não só pelos Gato Fedorento, mas também pelos Malucos do Riso. Como o enredo não é longo, o forte da comédia de sketch são as ideias, e as melhores ideias saem geralmente da mente de grandes génios da comédia. Para realmente um sketch resultar é preciso que a ideia do escritor seja compreendida e representada por um ou mais actores. A qualidade desses actores é fulcral no resultado final. Passemos a alguns exemplos:
Dos melhores e mais famosos sketches de comédia alguma vez realizado, este surge sempre no Top 10. Criado pelas distorcidas mentes dos Monty Python surge este genial "Minestry of Silly Walks".
Neste caso a principal fonte de humor surge da representação e da ideia em si, e não tanto do texto, no exemplo que se segue, dos mesmos autores, é obviamente os geniais dialogos que resultam naquele que é considerado o melhor sketch de sempre dos Monty Python, vejamos:
E para finalizar a primeira parte deste tema deixo-vos aqui mais uma pequena preciosidade destes meninos, que prova que não é preciso textos muito elaborados, uma grande capacidade de representar ou uma grande produção. Apenas uma boa ideia, alguma criatividade e muita coragem em levar essa ideia até ao fim.
Para mim é a melhor forma de comédia! Não existem palhaçadas, nem fantasias. Alguém conhece algo mais divertido que a própria vida (e neste caso morte)?
Cá estamos...
Humor, o que é? Á primeira vista parece ser uma pergunta parva, mas se pensarmos com cuidado, de certeza que surgem certas duvidas. Por exemplo, quantos tipos diferentes de humor existem? O que é que realmente tem piada? Porque é que aquilo que nos faz rir desalmadamente, não tem qualquer efeito na nossa mulher?
É esse e outro tipo de perguntas que vou tentar responder, mostrando e exemplificando os vários tipos de humor que existem e como nos afectam de forma diferente.